domingo, 29 de outubro de 2017

Dançando sobre cacos de vidros - Ka Hancock

Resultado de imagem para dançando sobre cacos de vidro resenha

Olá pessoas!!!

Trouxe mais um livro emocionante. Este livro me conquistou de uma forma que foi difícil terminar, eu queria mais e mais dos personagens. No fim fiquei refletindo bastante sobre a vida e a morte. Refleti também sobre meu maior sonho, que é ser mãe. Me coloquei no lugar da personagem e imaginei fazendo as mesmas escolhas dela. Não preciso contar que me derreti em lágrimas, né!?

O livro conta a história de Lucy Houston, uma garota que ao fazer 21 anos conhece o homem da sua vida, Mickey Chandler. Apesar dele afastar as pessoas de si, já estava apaixonada e contou que não havia nada que a faria desistir de ficar com ele, assim Mickey contou seu problema, e como prometido, esse "problema" não impediu dela continuar querendo passar seus dias com ele.

Mickey Chandler sofria de transtorno bipolar. Viu a sua mãe arruinar nesta mesma doença. Viu seu pai tentar cuidar dela nesta situação e seu irmão a chamar de louca. Tinha vergonha de si, e como eventualmente tinha crises e precisava ficar internado, não se achava digno de compartilhar a vida com uma outra pessoa sem essa doença e construir uma família.


"-Como vai ser a minha vida se eu me casar com ele? O médico de Mickey me estudou por um instante e respirou fundo.
-Lucy, todo casamento é uma dança: complicada às vezes, maravilhosa em outras. Na maior parte do tempo não acontece nada de extraordinário. Com Mickey, porém, haverá momentos em que vocês dançarão sobre cacos de vidro."


Além deste "problema" da doença de Mickey, Lucy tinha uma grande possibilidade de desenvolver câncer devido ao histórico familiar. Sua mãe morreu muito cedo desta doença, assim elas e suas duas irmãs viviam atentas aos exames, pois quanto mais cedo descobrissem a doença, maior probabilidade de sair dela.

Mesmo nada sendo a favor do casal, se casaram e foram muito felizes. Passaram por tratamento da doença alguns anos após o casamento e várias internações de Mickey devido sua doença. Com isso ambos firmaram um acordo: entre outras coisas, nunca teriam filhos para não repassarem suas terríveis heranças genéticas.

O que me chamou a atenção neste livro foi o tratamento dado à morte e à vida. Lucy era muito íntima com a morte a ponto de saber quando ela estaria por perto para levar alguém próximo. Isso a ajudava a compreender e não sofrer tanto. Entendendo que nem sempre a morte é algo ruim, pode servir também como alívio. Receber o abraço dela e ser confortada, cessando todo o sofrimento que ali defrontavam momentos antes. Soube o momento da morte da mãe e do seu pai, soube ser forte e se aliar à suas irmãs para uma ser o alicerce da outra.


"(...) a morte não era o fim, que não doía e que, se eu não tivesse medo, receberia algum aviso sobre quando ela viria. Venho carregando essas palavras a vida toda como um talismã."


O auge do livro, onde a história realmente acontece é quando Lucy, fazendo exames de rotina, descobre estar grávida. O plano era não repassar a herança genética, mas nem sempre o planejado é o que acontece. O pior mesmo não foi isso, mas sim a descoberta que o câncer voltou e ela teria que escolher entre continuar com a gravidez e talvez não se salvar ou interromper a geração da vida e tentar se salvar.


"Queria dar à luz uma menininha saudável, segurá-la, sentir seu cheiro, ver a primeira reação de Mickey. "


Lucy tinha duas irmãs Priscilla e Lily. Se uniram ainda mais após ficarem órfãs. Priscilla foi muito contra seu casamento, não via futuro com um cara doente e após a descoberta novamente do câncer e a gravidez, foi a favor do aborto para salvar sua irmã. Agora Lily, sua outra irmã tinha um maior sonho, que era ser mãe, porém não podia. Ela e seu esposo tentaram adotar, mas depois de passar por duas decepções e os corações ficarem feridos, desistiram. Lily sempre ficava do lado de sua irmã, eram inseparáveis, melhores amigas e confidentes. Não foi diferente nessa situação.

Esse livro é um aprendizado sobre a vida, sobre saber dar valor ao presente e à família. Tive muita empatia com a personagem Lucy e me tornei amiga dela. Me emocionei tanto que não conseguia esconder as lágrimas na rua ou no ônibus. A superação de Mickey também me emocionou muito.

Este é um dos livros que eu não podia morrer sem conhecê-lo. Indico para todas as pessoas, mesmo que não goste desse gênero.

"Não demorou para que eu entendesse o que ele quisera dizer. Cacos de vidro. Nesse momento, estávamos descalços e dançando sobre um mar de cacos de vidro. Por mais verdadeiro que isso fosse, porém, Mickey sabia que eu dançaria com ele para sempre se pudesse, mesmo que meus pés sangrassem."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui sua opinião.


Esse cantinho é todo seu, bota pra fora tudo o que tá no seu coração!!!